Em primeiro lugar deverá verificar o estado dos seus pneus.
Mantenha os pneus com a pressão de ar correcta. A pressão de ar correcta para os seus pneus está especificada pelo fabricante do veículo e está indicada na soleira da porta do veículo e na tampa do porta-luvas ou tampa do depósito de combustível. Também se encontra no manual de instruções. O número indicado no flanco do pneu não é a pressão de ar recomendada para o seu pneu – é a pressão de ar máxima para o pneu. Deve verificar a pressão de ar dos pneus pelo menos uma vez por mês. Verifique a profundidade do piso dos pneus. A profundidade correcta do piso irá impedir as derrapagens e o aquaplaning.
A segunda regra será de reduzir a velocidade.
À medida que a chuva vai caindo, esta vai-se misturando com a sujidade e óleo depositados na estrada, criando condições de aderência precária propícias a derrapagens. A melhor forma de evitar as derrapagens é reduzir a velocidade. A condução a uma velocidade menor permite que uma maior superfície do piso do pneu esteja em contacto com a estrada, possibilitando uma melhor tracção.
Mantenha uma distância segura para o veículo que segue à sua frente.
A condução em piso molhado exige uma utilização suave de todos os comandos principais – direcção, embraiagem, travões e acelerador – e uma maior tolerância para erros e emergências. Quando inicia uma viagem com chuva, os seus sapatos estão molhados e podem facilmente escorregar dos pedais. Limpe as solas nos tapetes de borracha do automóvel antes de colocar o motor em funcionamento. Todos os condutores devem verificar regularmente se os faróis, luzes traseiras, luzes de stop e indicadores de mudança de direcção estão a funcionar correctamente. A distância de travagem é três vezes maior em piso molhado do que em piso seco. Uma vez que é necessária mais distância para travagem, é importante não ir muito junto ao veículo que segue à sua frente. Mantenha um pouco mais do que o comprimento de dois automóveis entre si e o veículo que segue à sua frente.
E por fim...conduza no rasto dos pneus do veículo que segue à sua frente.
Evite utilizar os travões. Sempre que possível, reduza a velocidade retirando o pé do acelerador. Acenda os faróis, mesmo com chuva ligeira. Não só o ajudam a ver a estrada, mas também ajudam os outros condutores a vê-lo. Se o seu automóvel estiver equipado com luzes de condução diurna, deve acendê-las para que os veículos que seguem atrás de si possam vê-lo melhor.